Pra que mudar se as coisas sempre foram feitas dessa maneira e sempre deram certo?

A frase que encabeça este post é típica, e é dita por muitos empresários. Micros, pequenos, médios e grandes.

O empresário, geralmente, é tão focado nas atividades do dia a dia que mal consegue acompanhar as mudanças e muito menos as tendências. Seu foco: produtos.

É comum a afirmação: “faço o melhor possível, meu produto tem alta qualidade, portanto, onde estou errando”?. A produção empaca, o estoque cresce, a concorrência ultrapassa, mas… como, se ‘faço tudo certinho’?

O ‘certinho’ aos olhos de quem??? Do empresário, não do cliente – ou do consumidor.

Desde a década de 1960, Theodore Levitt já propunha uma análise mais profunda dos modelos de negócio de cada organização. Ele falava sobre a ‘miopia de marketing’, ou miopia de mercado. Muitas empresas não conseguiam compreender em qual ramo estavam, o que realmente ofertavam e qual público realmente  atendiam. Enfim, em qual mercado estavam. Lefitt posteriormente também, lançou o conceito de globalização, na década de 1980.

As mudanças acontecem em ritmo cada vez mais rápido. A concorrência cada vez se prepara melhor.

Não se iluda, o mercado não é mais o mesmo. O consumidor não é mais o mesmo. Levante a cabeça e olhe para fora: foco no produto é um erro. Um grande erro.

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